segunda-feira, 2 de abril de 2012

Guaíba dentro das quatro linhas


    Uma "ola", para  os amigos das ideias. Sim, pessoal, "ola", e não olá porque o assunto literário de  hoje é futebol e todo mundo sabe que "O futebol é uma caixinha de surpresas."
Que brasileiro já não ouviu essa frase pelo menos uma vez na vida?
A resenha de hoje, para os entendidos, ou não, aficionados, ou não, é  uma surpresa futebolística que chega até nós através de "Histórias do futebol guaibense",  nas palavras bem humoradas do jornalista, radialista e, é claro, boleiro "desde piá", Neimar Duarte.
Porto-alegrense de nascimento e  morador de Guaíba, Neimar acumulou ao longo dos anos uma série de histórias vividas ou  presenciadas dentro das quatro linhas (em alguns casos até fora delas, esperem e verão do que falo) do futebol amador de Guaíba entre as décadas de 60 e 90, em várias categorias. Em breves páginas, com a leveza e a descontração de uma roda de amigos, as histórias vão sendo apresentadas, juntamente com os atores/jogadores -  "cada figura  que era uma coisa", como diz o autor em Gol contra (pág. 06) - que protagonizam situações tão características quanto seus nomes, como por exemplo, o Chico Bofetada, Roda Baixa, Melão... e não digo mais para não estragar a surpresa de vocês.

K-sucos
"Nós tínhamos o CR Flamengo, que foi fundado pelo saudoso Alamir, pelo Fernando Munhoz, pelo Rogerinho, pelo Beti, pelo Osvaldo Banana, e tantos outros. Em uma determinada noite, na oficina do Alamir, na Rua São Paulo/Parque 35, após a reunião, como era de praxe, aquele churrasco com cerveja para eles e refrigerante para mim. Lá pelas tantas, terminou a cerveja e o refri., Saíram para comprar mais cerveja e já vinham retornando quando se lembram do meu refrigerante. Voltaram ao bar e não tinha refri. Aí me trouxeram dois saquinhos de K-suco.
Logicamente que foi uma gargalhada geral e eu ainda tive que tomar os K-sucos."  
(pág. 14)

    Pelo trecho acima, percebem os amigos porque falei que as histórias nem sempre vêm de dentro das quatro linhas, certo? Mas nem por isso são menos pitorescas. Celular perdido, bola furada, galinhas e cavalos também estão presentes nesta crônica  que mostra uma parte do futebol de Guaíba, narrada pelo ponto de vista de quem as viveu (e vive) na ponta da chuteira.
   Ainda que não fossem suficientes as boas e saudáveis gargalhadas que Neimar Duarte compartilha com  os amigos do futebol, 50% da renda da venda do livro está sendo doado para a APAE de Guaíba. Uma excelente ação de cidadania, não acham, amigos. Faça também a sua parte!



Neimar Duarte, autor de  "Histórias do Futebol guaibense", jornalista,  atua como colunista do Jornal "O Guaíba" e no Blog    http://neimar-duarte.zip.net/    e comunicador da Rádio Jovem FM  

    Por hoje está dado o recado, meus queridos amigos, em breve  cá estaremos compartilhando mais alguma ideia de canário.
E não esqueçam da promoção "Rumo aos 100 amigos das ideias".


Abraços  literários!
Cármen Machado.


10 comentários:

  1. Bom não sou muito chegada em futebol,mas pelo visto esse é um livro muito bom para ficar conhecendo um pouco mais do futebol gaúcho e dar umas boas risadas.
    Uma dica boa a quem gosta de futebol,e um ato imenso de generosidade do autor doar metade de seus lucros a APAE.
    Um grande abraço Carmem,
    Alexandra
    Magiasbook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandra,
      As histórias do Neimar são mesmo muito engraçadas, nem precisa entender ou gostar de futebol pra gente se divertir com elas.
      Obrigada pela visita e participação, volte sempre.
      bjokk,
      cármen.

      Excluir
  2. Eu AMO futebol! Sei de tudo, comento melhor que a Globo!
    Sou uma menina futebolística, e esse livro parece ser bem engraçado e interessante! Pelo pequeno trecho que você colocou no resenha!
    Conheci seu blog por indicação do Sergio Carmach e estou adorando! Parabéns!

    Bjinhus, Sa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,*Sa*!

      Se tu curtes futebol, sabes quantas histórias engraçadas acontecem nos bastidores, ainda mais no caso do futebol amador, aquele praticado entre amigos, como é o caso.
      Volte sempre e obriga por ter participado.
      bjokk,
      cármen.

      Excluir
  3. Gostei muito ^^ Já coloquei o banner do seu blog. Um forte abraço.

    http://diogo-pimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diogo!
      Obrigada pelas participações, volte sempre.
      Abç,
      cármen.

      Excluir
  4. Não gosto muito de futebol, além do mais, não sei quase nada sobre o esporte! rs
    Mas adorei seu blog!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Blake!
      As histórias contadas pelo Neimar Duarte são engraçadas até pra quem não entende nada de futebol, eu mesma não sou entendida no assunto, mas dei boas risadas com as situações hilárias.
      Aproveita para participar da nossa promoção "Rumo aos 100 amigos das ideias", o sorteio será pelo facebook, quando chegarmos a 100 amigos das ideias aqui no blog.
      Obrigada pela tua participação e volte sempre.
      Vou já visitar o teu blog.
      bjokk,
      cármen.

      Excluir
  5. O livro parace ser no mínimo engraçado e interessante.

    Gostei da resenha.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos!
      è verdade, várias histórias vividas entre amigos ao longo de 30 anos de futebol amador.
      Obrigada pela participação e volte sempre.
      Abç,
      cármen.

      Excluir