segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diz-me com quem andas e te direi quem és, por isso, um livro é sempre uma ótima companhia

Um dia para celebrar o livro

Hoje, 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

    Instituído pela Unesco em 1996, a escolha do dia deve-se ao fato de que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep  Pla, teriam nascido ou morrido nesta data ao longo em diferentes  períodos da história.
Esta data teve a sua origem na Catalunha, região da Espanha, onde nasceu Miguel de Cervantes, o incomparável escritor criador de Dom Quixote de La Mancha, seu fiel escudeiro Sancho Pança e do inseparável cavalo Rocinante. A partir de 7 de outubro de 1926, a data  passou a ser mundialmente comemorada, tendo sido proposta pelo escritor e editor espanhol Vicent Clavel Andrés à Câmara Oficial do Livro de Barcelona. O governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
Aos amigos das ideias, então só me resta desejar o seguinte:
BOAS LEITURAS O ANO TODO!!!

Paginas e páginas de abraços,
Cármen Machado.

6 comentários:

  1. Não sabia disso, viu? Gracias pela informação! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana
      Obrigada por comentar, observe que cometi um erro na postagem, já devidamente corrigido.
      Volte sempre.
      Bjokk
      Cármen Machado.

      Excluir
  2. Que coisa sinistra! nasceram e morreram na mesma época?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aleska,
      Bem-vinda ao Ideias e obrigada pelo puxão de orelha, ainda bem que alguém presta atenção no que escrevo, né: pra não repetir uma palavra, cometi algo pior: na mesma data em anos diferentes.
      bjokk,
      Cármen.
      ps. vou já arrumar esta postagem.

      Excluir
  3. Que curioso! Eu realmente não sabia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Gabriele!
      Obrigada por participar e comentar. Seja muito bem-vinda, sinta-se à vontade para comentar e participar sempre que quiser.
      Não deixe de ir à página do Ideias de canário no facebook(http://www.facebook.com/pages/Ideias-de-can%C3%A1rio/162438773855901) , assim que chegarmos aos 100 amigos pelo GFC, o sorteio será feito.Clique em “sorteios” e, depois em “quero participar”. A premiação é singela, mas de coração!
      Bjokk,
      Cármen.

      Excluir