sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Escolha seu conto e vote!


Então, queridos amigos, estamos em preparação da primeira promoção aqui pelo Ideias de canário. Enquanto isso, leiam os 4 contos (A cartomante, Uns braços, Conto de escola e A carteira) do nosso patrono, Machado de Assis, curtam a página  no Facebook e escolham o favorito e votem
Bjokk a todos!
Cármen Machado.


A CARTOMANTE
*

Hamlet observa a Horácio que há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. Era a mesma explicação que dava a bela Rita ao moço Camilo, numa sexta-feira de novembro de 1869, quando este ria dela, por ter ido na véspera consultar uma cartomante; a diferença é que o fazia por outras palavras.

— Ria, ria. Os homens são assim; não acreditam em nada. Pois saiba que fui, e que ela adivinhou o motivo da consulta, antes mesmo que eu lhe dissesse o que era. Apenas começou a botar as cartas, disse-me: "A senhora gosta de uma pessoa..." Confessei que sim, e então ela continuou a botar as cartas, combinou-as, e no fim declarou-me que eu tinha medo de que você me esquecesse, mas que não era verdade...

— Errou! interrompeu Camilo, rindo.

— Não diga isso, Camilo. Se você soubesse como eu tenho andado, por sua causa. Você sabe; já lhe disse. Não ria de mim, não ria...

Camilo pegou-lhe nas mãos, e olhou para ela sério e fixo. Jurou que lhe queria muito, que os seus sustos pareciam de criança; em todo o caso, quando tivesse algum receio, a melhor cartomante era ele mesmo. Depois, repreendeu-a; disse-lhe que era imprudente andar por essas casas. Vilela podia sabê-lo, e depois...

— Qual saber! tive muita cautela, ao entrar na casa.

— Onde é a casa?

— Aqui perto, na Rua da Guarda Velha; não passava ninguém nessa ocasião.     Descansa; eu não sou maluca.


Camilo riu outra vez:

— Tu crês deveras nessas coisas? perguntou-lhe.

Foi então que ela, sem saber que traduzia Hamlet em vulgar, disse-lhe que havia muita coisa misteriosa e verdadeira neste mundo. Se ele não acreditava, paciência; mas o certo é que a cartomante adivinhara tudo. Que mais? A prova é que ela agora estava tranqüila e satisfeita.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ulisses Góes lança seu primeiro livro: "Efeito Cacaos"



  Vamos juntos, queridos amigos das ideias, desejar boas-vindas a Ulisses Góes e sua obra,  Efeito Cacaos.  É a literatura brasileira de jovens escritores ocupando entre os leitores o lugar que lhe é de direito. Deixo-os com as devidas apresentações ao autor e à obra que, com certeza, todos poderão acessar  e divulgar.

     Poeta e escritor baiano, Ulisses Góes lançou recentemente seu primeiro romance de ficção. O livro, lançado virtualmente pela internet chama-se "Efeito Cacaos" (foto) com página no Facebook  http://www.facebook.com/efeitocacaos onde todos poderão curtir e ler o livro completo, além de trocar ideias e opiniões com o autor.
    "Efeito Cacaos" é um romance de ficção com uma linha de realismo fantástico e contexto fantasioso. Trata-se da história surpreendente de um jovem que, depois de seis anos longe de casa, decide voltar à terra natal e rever sua família e amigos. Para ele, seria uma viagem em busca de tudo aquilo que um dia tinha deixado para trás. Entretanto, em meio a um mundo conturbado, uma grande guerra acontecendo e a aproximação da queda de um meteoro na Terra, seu retorno torna-se trágico com um acidente que o coloca em uma jornada sem volta, onde todos os caminhos serão completamente desconhecidos e reveladores. Uma história diferente, imaginativamente fantástica e instigante.
Primeiramente, e por iniciativa do próprio autor, foi lançada uma versão virtual, tendo um blog na internet http://efeitocacaos.blogspot.com*, onde os interessados podem baixar uma versão PDF para leitura. Posteriormente ele criou a página do livro no Facebook, como forma de atingir um maior número de leitores interessados em ler a obra. Para quem curte bons livros, é uma ótima dica. O livro está prestes a ser lançado por uma Editora e, enquanto isso não acontece, Ulisses decidiu iniciar um lançamento virtual e divulgar o livro na internet. 


 Efeito Cacaos ~ Sinopse

Efeito Cacaos, uma jornada sem volta. Depois de seis anos longe de casa, um jovem decide voltar para sua terra natal e rever sua família e amigos. Para ele, seria uma viagem em busca de tudo aquilo que um dia ele tinha deixado para trás. Entretanto, em meio a um mundo conturbado, uma grande guerra acontecendo e a aproximação da queda de um meteoro na Terra, seu retorno torna-se trágico com um acidente que o coloca em uma jornada sem volta, na qual todos os caminhos serão completamente desconhecidos e reveladores. Uma história diferente, imaginativamente fantástica e instigante. Você está sendo convidado a acompanhar, a partir daqui, o que acontece com um jovem e todo um mundo ao seu redor quando ocorre o Efeito Cacaos.


Escritor e poeta, nascido nas terras grapiúnas de Itabuna, cidade ao Sul da Bahia. Lançou seu primeiro livro em junho de 2001, intitulado Flores do Caos, uma obra marcada pela poesia criativa e de intenso jogo de palavras em versos pulsantes e caoticamente incríveis. O autor participou da coletânea Poetas Ocultos, em 2000, e foi premiado entre os 10 melhores no X Concurso Regional de Poesias Euclides Neto, promovido pela JP Produções, Casa dos Artistas e Fundação Cultural de Ilhéus, em 2000. Em agosto do ano seguinte, Ulisses Góes conseguiu o 1º lugar na XI edição do mesmo concurso, com um poema que homenageia o escritor Jorge Amado. 


Contatos como autor:
Ulisses Góes ~ Autor no Skoob:
http://www.skoob.com.br/autor/5693-ulisses-goes           

Twiiter do Autor:
https://twitter.com/ulissesgoes

Efeito Cacaos, por Ulisses Góes:
http://efeitocacaos.blogspot.com/

Efeito Cacaos, página no Facebook:**
http://www.facebook.com/efeitocacaos

Efeito Cacaos, página no Skoob:
http://www.skoob.com.br/livro/196811



abraços literários,

Ulisses Góes
escritor

Então, queridos, que tal aproveitar o feriado de Nossa senhora de Navegantes para prestigiar a literatura nacional  mergulhando nesta história fantástica? É uma boa ideia de canário, não? É só acessar o link* para o e-book. Enquanto isso, não esqueçam de curtir as páginas de Efeito Cacaos**  e do Ideias de canário no Facebook.
Bom feriado, pessoas!